fev 052016
 
Author Rating / Nota do Autor:

Cinezone Poster - The Danish Girl

Quem assiste a “A Garota Dinamarquesa” sem saber do contexto, imagina que pela capa o filme seja mais uma daquelas comédias românticas onde a protagonista se apaixona pelo melhor amigo. Mas comete o grande erro de julgar o livro pela capa. A história de Lili Elbe foi um choque para a sociedade européia nos meados de 1830 onde a sexualidade era desencorajada e muito mais pudica, para não dizer hipócrita e até proibitiva em certos ambientes. A simples citação da palavra “sexo”, ou ainda qualquer pintura ou quadro referente ao mesmo poderia escandalizar.

O filme de Tom Hoper é uma obra bem feita e com uma essência em que os fatos vão lentamente sendo apresentados e com uma sequência em que o espectador fique confortável ao assistir uma história baseada em fatos reais. A ambientação simples e sem muita ênfase em grandes planos faz com que os pormenores sejam valorizados, fazendo com que, quando uma sequência um pouco mais longa seja colocada em prática seja apreciada de maneira total e privilegiada.

Mas o grande espetáculo do filme está nas atuações. Quando Eddie Redmayne foi escalado para interpretar o inglês Stephen Hawking a grande ideia era encontrar alguém com uma grande semelhança física (trocadilho infame) e que suprisse a primeira necessidade de “A Teoria de Tudo” – Eddie surpreendeu tanto que acabou levando a estatueta dourada. Mas quando se imaginava que este seria seu único e derradeiro papel, ele surpreende novamente e faz um introspectivo Einer Wegener, onde ao mesmo tempo a dor e o descobrimento são tão constantes e intensos no personagem que fazem o público respirar ofegante. Os demais papéis também tão bem encaixados como os de Alicia Vikander (a esposa compreensiva) e Mathias Schoenaerts (o legítimo canastrão) completam o quadro.

Depois de assistir “A Garota Dinamarquesa”, o quase certo prêmio de melhor ator será mais uma vez colocado em xeque. Se a escolha dependesse de minha opinião, Eddie Redmayne levaria o Oscar novamente este ano, afundando mais uma vez o navio de DiCaprio.

Link para o IMDb

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)