out 072015
 
Author Rating / Nota do Autor:

Cinezone Poster - Everest

 

Não há dúvidas da incredulidade do público ao encarar as filas de cinema para assistir “Everest”: com um tema bastante corriqueiro em filmes de ação na neve, (Risco Total / Limite Vertical) e a idéia de apenas mais blockbuster nas telas. Baseado em personagens reais e fatos verídicos acontecidos em 1996, a história conta os fatos trágicos acontecidos durante a escalada de um grupo com experientes alpinistas, a um dos pontos mais altos do planeta terra. O filme apresentado por Baltasar Kormákur  é competente no que se destina. Vai longe. Mas não muito.

A iniciativa de contar uma história baseada em fatos reais pode ser perigosa para muitos roteiristas, uma vez que lacunas no roteiro podem ser irreparáveis tanto para aqueles que são caracterizados pelos escritores como para a ambientação (locações). Em determinados momentos de “Everest” esta estranheza é notada, por exemplo no rosto dos atores que não estão maltratados pelo clima gélido, ou pelas roupas de grife usadas pelos andarilhos locais, ou ainda mesmo pelos “cromaquis” (ou chroma key) usados nas cenas de ação: para os fotógrafos trabalhar branco do gelo é infernal, uma vez que a câmera seguidamente é enganada pelos reflexos.

Depois de uma hora o filme já torna-se cansativo e talvez até moroso. O que salva a obra de forma geral é a ótima atuação de grande parte do elenco, que não fica caricato em momento algum chegando até a emocionar os mais sensíveis. Também a semelhança de cada ator com os verdadeiros protagonistas traz bastante veracidade aos fatos. Nomes como Jason Clark (finalmente em um papel que faz valer sua falta de expressão), Josh Brolin (que consegue convencer bem), Jake Gyllenhaal, Keira Knightley (ótima), Sam Worthington (o eterno “Avatar”), Emily Watson (num apoio de peso) fazem valer.

Simplesmente, cumpre o que promete.

Link para o IMDb

 

Título Original: “Everest”

Direção: Baltasar Kormákur

 

 

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)